quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Arcos terá titulaçao de imóveis


Arcos terá titulação e georeferenciamento



O município de Arcos (Centro Oeste de Minas) receberá em breve o programa de titulação fundiária do governo de Minas que controla e executa a certificação de imóveis. O trabalho é feito pelo ITER – Instituto de Terras de Minas Gerais, que está ligado à SEARA – Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária, criada pelo Governo Aécio Neves, e MDA (Secretaria de Reordenamento Agrário). O prefeito Claudemir José de Melo (Baiano) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Cezar, ao tomarem conhecimento de que o município de Janaúba foi piloto no país na concessão desse benefício a posseiros e pequenos proprietários rurais, que receberam seus títulos através do sistema de georeferenciamento, mantiveram contato com o ex-prefeito Ivonei Abade, para se interarem sobre o programa. De acordo com informações da Prefeitura de Arcos, esse município conta com pelo menos 200 propriedades rurais e 1000 urbanas, sem quaisquer documentos de titulação. Diante desse fato, Ivonei agendou uma audiência com o Secretário de Reforma Agrária, Manoel Costa, que recebeu a delegação encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal. O Secretário sinalizou positivamente para atender a demanda apresentada, e adiantou o modelo do convênio que deverá ser assinado no início de março. “A titulação dará um impacto no desenvolvimento dessa cidade, uma vez que, com o título os proprietários rurais terão acesso a diversas linhas de crédito, principalmente ao Pronaf, e nos imóveis urbanos, os proprietários também terão acesso a linhas de crédito para reformas e/ou ampliações, e mesmo, para novas construções. Além do mais, terão suas áreas valorizadas e a tranqüilidade de serem donos de fato e de direito de seus imóveis, após o registro em cartório”, disse o secretário.
Aproveitando sua estada em Arcos, Ivonei Abade reviu amigos e manteve encontro com lideranças e empreendedores de diversos segmentos, dentre eles Joãozinho (BR Pneus), o industrial Daniel Vieira, o pecuarista José Miguel e o comerciante e escritor Nelson Morais (autor de “O Aprendiz de Sonhador”), além deles, o ex-prefeito ficou conhecendo Itamar Onofre, que é presidente a 10 anos da Associação dos Moradores do Bairro São Judas Tadeu. Em seguida, Ivonei fez contatos com os empregados da Fazenda Calciolândia, de propriedade de Gabriel Andrade. Incansável, o ex-prefeito ainda visitou em companhia do vereador Wilmar Júnior, a bela e produtiva fazenda do Crioulo (pai do vereador), que fabrica a mais de 40 anos uma das melhores cachaças do Oeste de Minas. Nessa sua andança, Ivonei ainda visitou os municípios de Divinópolis, Formiga e Bambuí, todas nessa região, quando se encontrou com lideranças de diversos segmentos e com a imprensa.
(Imprensa Livre – Machado, Wagner – 12/02/2009)
# na foto, Ivonei (então prefeito de Janaúba), entregando o título de propriedade a um pequeno produtor rural (até então, posseiro).

Um comentário:

  1. Olá, estou entre os apoiadores do ivonei e gostaria de compartilhar suas notícias.
    meus endereços:
    http://sites.google.com/site/diariodearcos/
    http://diariodearcos.blogspot.com/
    meu e-mail:
    pmadministracao2009@gmail.com
    Meu nome é Antônio Amâncio de oliveira
    sou de iguatama mas resido em Arcos onde sou o secretário municipal da administração.

    um abraço.

    ResponderExcluir